sábado, 5 de dezembro de 2009

Projeto Xadrez - 2009






Em nossa escola percebemos problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos na sala de aula, o que se reflete na construção do conhecimento.

Assim optamos por realizar uma oficina de Xadrez para proporcionar o desenvolvimento das habilidades de concentração, raciocínio lógico, a persistência, o respeito entre seus pares, a disciplina e o cumprimento de regras. O projeto visa também o lazer e a integração entre professores e alunos. 


Objetivos:

·        Estimular o gosto pelo jogo de xadrez;

·        Oportunizar aos alunos momentos de lazer e aprendizagem através do lúdico;

·        Desenvolver o raciocínio lógico;

·        Aprimorar habilidades do pensar, compreender situações, resolver conflitos, estimulando a persistência;

·        Estabelecer disciplina no cumprimento de regras e respeito entre seus pares.


Ações:

1º Momento:

·        Com auxílio do monitor o policial Fernando Lima, os alunos da escola organizados em grupos, receberam a informação teórica, conhecimento do tabuleiro, nomes das peças e seus valores.


2º Momento:

·        Semanalmente, com orientação do monitor, professores e alunos nos seus respectivos grupos jogaram a princípio para aprender movimentar as peças e sucessivamente foram progredindo,divertindo-se e aprendendo a jogar socialmente no convívio das regras e muita disciplina.


3º Momento:

·        Rotina semanal, alunos jogam monitorados por professores e alunos que já dominam a técnica do jogo.


4º Momento:

·        Conclui-se que o jogo do xadrez ajudou os alunos quanto a concentração, raciocínio lógico, cumprimento de regras e disciplina.

·        Desejamos continuar com o projeto para que nossos educandos aumentem ainda mais suas habilidades e competências no processo ensino-aprendizagem.






Nenhum comentário: