terça-feira, 8 de maio de 2012

JOGOS MATEMÀTICOS

 APRENDER BRINCANDO/JOGANDO

              Sabendo da importância da matemática em nossa vida precisa-se passar para os nossos pequenos a necessidade de entender quantidades e a relevância que os números tem em nossa vida. Compreender também que os números e as letras fazem parte de nosso cotidiano. Com esse entendimento faz-se necessário essa aprendizagem, especialmente, através do lúdico, do jogo para introduzir a alfabetização matemática dos números.

                                       “Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem        sistematicamente mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significado e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema”. (PCN, Matemática, 1997, p.48)


             Ainda, sobre jogos os autores acrescentam:

                         “No jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstancias”. (PCN, Matemática, 1997, p.48).



               Acredita-se no que diz as citações, pois entende-se que a construção do conhecimento acontece a partir da ação, do prazer para aprender, compreender, raciocinar, discutir e transformar seu saber através da relação com o outro.

               Quando se fala do “outro” pode-se afirmar através de minha própria experiência e pelo que dizem muitos autores, que esse é o “mediador”, nesse caso referindo-se ao professor, podendo ser também um colega, ou outro adulto, desde que leve o aprendiz a construir seu conhecimento a partir da sua realidade criando novos saberes.

             
                   Confirmando o que se lê cita-se:

                                    “Além de organizador, o professor também é consultor nesse processo. Não mais aquele que expõe todo conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho. (PCN, Matemática, 1997, p.40).



              Por esta razão de acreditar que se aprende melhor através do lúdico ofereço para vocês estas cartinhas que lhe servirão de incentivo para ajudar seus pequenos nas primeiras noções de números e quantidades.

REFERENCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/Brasília – MEC/SEF, 1997.

 
         Veja alguns modelos de jogos:    Com dois modelos de cada carta joga-se MEMÓRIA.





                    
   Com estes outros três modelos de cartas poderá ser jogado de várias formas:
  • Com duas cópias do mesmo modelo: MEMÓRIA.
  • Com dois modelos também MEMÓRIA, basta mostrar e combinar com a criança. 
  • Com os três modelos construir trios.
  • Pode-se também jogar como o "baralho" onde os participantes recebem as cartas, compram e descartam formando pares ou trios conforme o combinado. A quantidade de cartas distribuídas aos membros do jogo deve respeitar se for trios números ímpares (3,6,9) se pares (2,4,6).
  • Ainda pode criar outras maneiras conforme  as possibilidades e necessidades dos pequenos.