terça-feira, 1 de maio de 2012

Jogo para memorizar alfabeto e famílias silábicas

           Sempre gostei de criar jogos e brincadeiras para auxiliar na alfabetização de meus alunos. Pesquisei muito em livros e na internet e a partir do que encontrava criava a meu próprio estilo respeitando as necessidades e possibilidades de meus pequenos. Me aposentei da Escola mas como se diz, uma vez professor sempre professor não consegui parar, ainda mais que nesta época meu netinho ingressou no 1º ano do Ensino Fundamental. Assim comecei a criar jogos que o auxiliasse na sua caminhada alfabética. 


   Usando dois modelos de cada carta joga-se o JOGO DE MEMÓRIA

  
                        
  Depois de jogar memória, coloque as cartas com as sílabas que formará outro jogo (a carta com desenho e a carta com as sílabas) e jogue memória ou como joga-se baralho distribuindo 6 ou 8 cartas jogando para formar pares, comprando do monte ou descartando se necessário. Pode ter até 4 participantes, mais que isso acho complicado. O melhor mesmo é dois, principalmente se for trabalho individualizado com professor X aluno, onde o mestre vai lendo e fazendo o educando ler e observar. Vence quem conseguir montar seus pares primeiro. 





















       




















       E assim fui desenvolvendo outros jogos modificando figuras e criando novas formas de jogar. Crie e recrie você também.


       Com estas cartas poderá criar um jogo, imitando ao jogo de baralho formando trios de cartas. Eu chamo jogo "Pife".
Assim:  As cartas com figuras e a carta da letra do alfabeto como mostra os modelos abaixo.