terça-feira, 8 de maio de 2012

JOGOS MATEMÀTICOS

 APRENDER BRINCANDO/JOGANDO

              Sabendo da importância da matemática em nossa vida precisa-se passar para os nossos pequenos a necessidade de entender quantidades e a relevância que os números tem em nossa vida. Compreender também que os números e as letras fazem parte de nosso cotidiano. Com esse entendimento faz-se necessário essa aprendizagem, especialmente, através do lúdico, do jogo para introduzir a alfabetização matemática dos números.

                                       “Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem        sistematicamente mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significado e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema”. (PCN, Matemática, 1997, p.48)


             Ainda, sobre jogos os autores acrescentam:

                         “No jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstancias”. (PCN, Matemática, 1997, p.48).



               Acredita-se no que diz as citações, pois entende-se que a construção do conhecimento acontece a partir da ação, do prazer para aprender, compreender, raciocinar, discutir e transformar seu saber através da relação com o outro.

               Quando se fala do “outro” pode-se afirmar através de minha própria experiência e pelo que dizem muitos autores, que esse é o “mediador”, nesse caso referindo-se ao professor, podendo ser também um colega, ou outro adulto, desde que leve o aprendiz a construir seu conhecimento a partir da sua realidade criando novos saberes.

             
                   Confirmando o que se lê cita-se:

                                    “Além de organizador, o professor também é consultor nesse processo. Não mais aquele que expõe todo conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho. (PCN, Matemática, 1997, p.40).



              Por esta razão de acreditar que se aprende melhor através do lúdico ofereço para vocês estas cartinhas que lhe servirão de incentivo para ajudar seus pequenos nas primeiras noções de números e quantidades.

REFERENCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/Brasília – MEC/SEF, 1997.

 
         Veja alguns modelos de jogos:    Com dois modelos de cada carta joga-se MEMÓRIA.





                    
   Com estes outros três modelos de cartas poderá ser jogado de várias formas:
  • Com duas cópias do mesmo modelo: MEMÓRIA.
  • Com dois modelos também MEMÓRIA, basta mostrar e combinar com a criança. 
  • Com os três modelos construir trios.
  • Pode-se também jogar como o "baralho" onde os participantes recebem as cartas, compram e descartam formando pares ou trios conforme o combinado. A quantidade de cartas distribuídas aos membros do jogo deve respeitar se for trios números ímpares (3,6,9) se pares (2,4,6).
  • Ainda pode criar outras maneiras conforme  as possibilidades e necessidades dos pequenos.













Para a Mamãe

                                     Poesia

Sabe mãe,

hoje me peguei ajoelhado,

falando com Deus,

agradecendo pela BENÇÃO

que um dia Ele me deu,

para alegrar meu coração, nos dias meus.

Sabe mãe,

ainda estava em sua barriga,

e já sentia amor.

Até a música que mais gostava,

eram as batidas do seu coração,

embalando o meu sono, e as emoções.

Mas sabe mãe,

é você a maior benção

que alguém já pode ter.

Já sei falar,

andar, brincar, estudar e ainda sou,

o seu filhinho querido.

Obrigado mamãezinha

pelas noites mal dormidas.

Obrigado mãe...

pra me fazer feliz

você até vira, menina,

rola comigo entre os meus brinquedos,

e me ensina.

Quero dizer que : o melhor presente

que eu ganhei da vida, foi VOCÊ.

OBRIGADO MÃE

Autor desconhecido






Cartão para a Mamãe


      Copiei este cartão do Blog Cantinho Alternativo e criei o modelo.


                   Cartão “Abraço Apertado” para a mamãe.




       Amplie o modelo para
o tamanho conforme sua preferência.



                  





terça-feira, 1 de maio de 2012

Jogo para memorizar alfabeto e famílias silábicas

           Sempre gostei de criar jogos e brincadeiras para auxiliar na alfabetização de meus alunos. Pesquisei muito em livros e na internet e a partir do que encontrava criava a meu próprio estilo respeitando as necessidades e possibilidades de meus pequenos. Me aposentei da Escola mas como se diz, uma vez professor sempre professor não consegui parar, ainda mais que nesta época meu netinho ingressou no 1º ano do Ensino Fundamental. Assim comecei a criar jogos que o auxiliasse na sua caminhada alfabética. 


   Usando dois modelos de cada carta joga-se o JOGO DE MEMÓRIA

  
                        
  Depois de jogar memória, coloque as cartas com as sílabas que formará outro jogo (a carta com desenho e a carta com as sílabas) e jogue memória ou como joga-se baralho distribuindo 6 ou 8 cartas jogando para formar pares, comprando do monte ou descartando se necessário. Pode ter até 4 participantes, mais que isso acho complicado. O melhor mesmo é dois, principalmente se for trabalho individualizado com professor X aluno, onde o mestre vai lendo e fazendo o educando ler e observar. Vence quem conseguir montar seus pares primeiro. 





















       




















       E assim fui desenvolvendo outros jogos modificando figuras e criando novas formas de jogar. Crie e recrie você também.


       Com estas cartas poderá criar um jogo, imitando ao jogo de baralho formando trios de cartas. Eu chamo jogo "Pife".
Assim:  As cartas com figuras e a carta da letra do alfabeto como mostra os modelos abaixo.