domingo, 21 de março de 2010

Jogo das vogais

Material:

• 1 dado com vogais

• Fichas com as vogais maiúsculas e minúsculas nas letras script e cursiva.

• Caixinhas para colocar as vogais.

Como jogar:

• Cada aluno joga 2x o dado tirando das caixas as letras sorteadas.

• Escreve a palavra no caderno.

• Lê para o professor que escreve no quadro.

• O jogo se repete quantas vezes o professor achar possível.

• No final leitura coletiva do que construiram.

Pode-se também usar um só tipo de letras script ou cursiva, cada um pode criar outras técnicas e quando começar o trabalho com as consoantes é só usar outro dado com a letra da vez, como se diz no Alfa e Beto.





















A brincadeira leva a aprendizagem

           Sabemos que as brincadeiras bem direcionadas, com objetivos claros pelo professor levam a criança a “apreender” o conhecimento. Assim os alunos do 1º ano foram à sala de teatro para brincar, encenar e memorizar as vogais. Foi muito divertido e proveitoso.









Após a brincadeira de teatro fomos para a quadra escrever as letras com giz e caminhar em cima do traçado para aprender mais. 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uso das tecnologias

    Uma vez por semana  os alunos do 1º ano vão ao laboratório de informática para aprender a usufruir desta tecnologia em benefício da aprendizagem. A princípio realizaram jogos para manusear o mouse.  Na aula seguintetrabalharam com uma atividade para memorizar o alfabeto.

domingo, 14 de março de 2010

Leitura e contação

            Todas as Terças-feiras, no primeiro momento da aula acontece o "Momento da Leitura" onde é oferecido aos alunos diversos livros infantis em seus vários gêneros. Ele precisa concentrar-se e tentar ler do seu modo procurando entender o que visualiza. O professor somente exige a concentração e dedicação do aluno na sua leitura.


      
















 Nas Quintas-feiras é dia de contar o que sabe da história lida com seus pais, em casa, usando livros retirados da Biblioteca "Monteiro Lobato", na Escola.

domingo, 7 de março de 2010

Nosso calendário

               Para melhor compreensão dos alunos, todos os dias, alguém organiza o calendário apontando o dia, o nome do dia, mês e também como está o tempo.

Meu 1º ano -Alfa e Beto -2010



Esta é a minha turminha. Eles são inteligentes e Capazes de realizar muitas tarefas. Estou muito feliz por ser uma mediadora da sua alfabetização.

      
     Desenvolvendo o corpo
    Duas vezes por semana os alunos Realizam atividades físicas na quadra com o objetivo de lateralidade Desenvolver, motricidade fina e ampla, partes do corpo, velocidade, e diversas brincadeiras com a bola sem ....