sábado, 5 de dezembro de 2009

Projeto Xadrez - 2009






Em nossa escola percebemos problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos na sala de aula, o que se reflete na construção do conhecimento.

Assim optamos por realizar uma oficina de Xadrez para proporcionar o desenvolvimento das habilidades de concentração, raciocínio lógico, a persistência, o respeito entre seus pares, a disciplina e o cumprimento de regras. O projeto visa também o lazer e a integração entre professores e alunos. 


Objetivos:

·        Estimular o gosto pelo jogo de xadrez;

·        Oportunizar aos alunos momentos de lazer e aprendizagem através do lúdico;

·        Desenvolver o raciocínio lógico;

·        Aprimorar habilidades do pensar, compreender situações, resolver conflitos, estimulando a persistência;

·        Estabelecer disciplina no cumprimento de regras e respeito entre seus pares.


Ações:

1º Momento:

·        Com auxílio do monitor o policial Fernando Lima, os alunos da escola organizados em grupos, receberam a informação teórica, conhecimento do tabuleiro, nomes das peças e seus valores.


2º Momento:

·        Semanalmente, com orientação do monitor, professores e alunos nos seus respectivos grupos jogaram a princípio para aprender movimentar as peças e sucessivamente foram progredindo,divertindo-se e aprendendo a jogar socialmente no convívio das regras e muita disciplina.


3º Momento:

·        Rotina semanal, alunos jogam monitorados por professores e alunos que já dominam a técnica do jogo.


4º Momento:

·        Conclui-se que o jogo do xadrez ajudou os alunos quanto a concentração, raciocínio lógico, cumprimento de regras e disciplina.

·        Desejamos continuar com o projeto para que nossos educandos aumentem ainda mais suas habilidades e competências no processo ensino-aprendizagem.






Paródia para programa Alfa e Beto - 2009


IZABEL, NAIANE, ÁTILA, ALISSON, LUCAS, ÉVERTON, JEAN, PROFE. CLAUDETE.

Programa Legal

Que programa legal, que Alfa e Beto tem,
Depois que brinquei com eles,
Nunca mais troquei o som.

Que programa legal, foi a escola que trouxe
De longe pra mim. Se falto a aula.
Colegas reclamam, ficam tristes sem m
Coração quem manda, quando a gente ama.
Se estou na escola sem ler um livrinho
Coração reclama.

Paródia da Música: Beijinho Doce
Alunos do 1ºano da E.E.E.B. “Barão Homem de Melo”
Professora: Claudete Morgan

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Algumas brincadeiras para desenvolver a socialização e o respeito pelas diferenças
sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cada macaco no seu galho
Execução: Dispostos no pátio os alunos devem desenhar um círculo e se colocarem dentro, um deles fica sem círculo e deve falar: - Cada macaco no seu galho. Ao falar tenta ocupar uma casa. Aquele que ficar sem casa recomeça a brincadeira.

Coelho sai da toca
Execução: Alunos dispostos em círculo formando grupos de três, dois formam a toca dando-se as mãos e o terceiro faz o papel de coelho. Um aluno fica no centro e diz: - Coelho sai da toca! Ao gritar todos trocam de toca e o que gritou tenta ocupar uma toca, quem sobrar recomeça a brincadeira. Sugestão: O professor pode trocar os alunos para que todos possam ser coelhos.

A jaula do leão
Execução: Alunos em círculo, mãos dadas, formam a jaula. Um aluno fica dentro é o leão. Ao se aproximar das mãos dos colegas pergunta: - De que material é feita esta jaula? Devem responder material forte como: ferro, prata, ouro... para ele não fugir; se responderem material fraco como: plástico, areia, papel... o leão foge. Ao fugir é perseguido e preso. Escolhe-se outro aluno para prosseguir a brincadeira. Pode-se usar uma máscara para o leão.

Projeto


            Durante a semana (16 a 20 de novembro de 2009), a Direção, a Coordenação Pedagógica, a Coordenadora da Sala Vitual, professores e alunos trabalhamos o assunto “Consciência negra” com o propósito de conscientizar os alunos em relação as contribuições dos Negros para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Dentre as atividades desenvolvidas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da E.E.E.B. Barão Homem de Melo –Alto Alegre-RS estavam especialmente, o desejo de que os alunos percebessem que somos diferentes, sujeitos em construção, portadores de qualidades e dificuldades, já que não temos negros em nossa escola, porém temos alunos com dificuldades de aprendizagem, os quais são discriminados pelo restante da turma.


Assim realizamos diversas atividades como:


• Palestra sobre as contribuições do Negro para o Brasil;


• Construção do seu perfil com digitação na sala virtual e foram fotografados para complementar o perfil;


• Leram o livro “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e também assistiram a mesma história no retroprojetor datashow usando o DVD-TV ESCOLA;


• Reflexão sobre as atitudes dos personagens e nossas próprias dificuldades;


• Elaborações e construções de desenhos com uso de tintas;


• Encenações sobre a história;


• Assumir compromissos de mudanças diante das dificuldades encontradas.






A seguir um perfil de cada turma como exemplo:

Blog X Wiki

Tecnologias na Escola_”Blog X Wiki”

Paola Gentile e Jaime Balbino falam da importância dos recursos tecnológicos, em destaque blog e a wikipédia। São dois recursos tecnológicos virtuais com aspecto colaborativo, acessado pelos internautas e de grande ajuda para alunos e professores, desde que usados com responsabilidade. Entendo que blog é um recurso tecnológico usado para acompanhar e divulgar projetos, informações, produções literárias construídas por grupos de alunos ou individualmente, registrando em forma de diário digital na internet, permitindo a interatividade, procurando usar ortografia e gramática com padrões de norma culta, já que estará disponível para os mais diversos públicos. A Wiki é outra ferramenta contemporânea com organização e gestão colaborativa de documentos produzidos por pessoas que desejam preservar o conhecimento nos mais diversos campos. Desta forma seria muito interessante e de grande proveito se pudermos adicionar estes recursos em benefício da educação, para motivar e enriquecer o conhecimento de nossos alunos, bem como para divulgação do que se constrói nas escolas através da interatividade, pois interatividade promove o crescimento intelectual.